Dia 12, voto em quem sempre esteve do lado dos jovens!

Dia 12, voto em quem sempre esteve do lado dos jovens!

Quando o Henrique Sim-Sim me convidou para ser Mandatária da Juventude, aceitei de imediato, considerando que o Henrique sempre deu uma atenção muito particular aos jovens do nosso concelho, que através da sua ação profissional ou associativa, quer enquanto Vereador na Câmara.

Vi várias vezes em Reuniões de Câmara o Henrique criticando os cortes nos orçamentos municipais da área da juventude e defender sempre mais apoios para o associativismo juvenil; vi o Henrique defender a criação do skatepark e lutar insistentemente pelas obras no Canil Municipal; vi o Henrique propor o orçamento participativo jovem e também vi o Henrique propor a adesão da nossa cidade à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Ao longo destes anos, habituei-me também a ver o Henrique Sim-Sim ao lado dos dirigentes da Associação Académica da Universidade de Évora, nos momentos mais difíceis mas também no apoio às festividades académicas e aos estudantes estrangeiros, da Europa pela ESN, ou dos países lusófonos. Aliás, recordo-me quando o Henrique foi homenageado pelo Projeto Cabo Verde na UÉ, o reconhecimento daqueles estudantes por estar sempre ao lado deles durante vários anos. Vi o Henrique ao lado dos nossos jovens Forcados, sem complexos, e também vi o Henrique promover intercâmbios de jovens com Espanha e promover ações de voluntariado juvenil

Assim, não foi difícil para mim aceitar este desafio de ser Mandatária da Juventude da candidatura do Henrique Sim-Sim e tentar mobilizar outros jovens para e apoiar este projeto, que pensa nos jovens no presente e luta sempre para lhes dar mais futuro.

Ser jovem em Évora não pode significar falta de oportunidades ou dificuldade em sonhar com um futuro nesta cidade. Na minha opinião, é fundamental dar mais voz aos jovens, valorizar as suas ideias e criar condições reais para que possam viver, estudar, trabalhar e sonhar na nossa terra e, se escolherem sair para uma cidade ou país diferente, que não seja por falta de oportunidades aqui em Évora!

Acredito que os jovens devem mesmo estar no centro das decisões do município, e por isso fiquei muito feliz com o nosso Programa Autárquico para a Juventude: ambicioso, com medidas concretas para dar voz, espaço e oportunidades à nova geração!

Entre as prioridades, destaca-se a criação da Casa da Juventude, um espaço para convívio, encontro, criação artística, estúdio de música e outras valências, mas também a Caravana Jovem, uma viatura que levará atividades media e digital, culturais e desportivas, às freguesias rurais do nosso concelho.

Vi também com muito entusiasmo a aposta na integração extra-curricular e profissional dos jovens, com renovados programas de estágios de verão, apoio à primeira experiência profissional e incentivo ao associativismo. Outra ideia, o Cartão Jovem Municipal, com descontos e outras vantagens.

O Henrique e a sua equipa não se esqueceram de pensar num dos principais problemas, o acesso à habitação, propondo reabilitar edifícios no Centro Histórico para habitação jovem, ou mesmo apoiando à criação de novas residências para estudantes do ensino secundário, técnico-profissional ou universitário.

Outro aspecto fundamental, é a criação de um Programa para a Promoção da Saúde Mental Juvenil, procurando estimular estilos de vida saudáveis e sensibilizar para a importância da saúde mental e emocional nos jovens e a prevenção do bullying, da ansiedade e depressão, ou as dependências dos ecrãs.

Este é um programa feito a pensar nos jovens eborenses, pois queremos que Évora não seja apenas a cidade onde se nasce ou estuda, mas também o lugar onde se escolhe ficar, investir e criar família. Acredito que uma cidade que valoriza os seus jovens é uma cidade que valoriza o seu futuro

Dia 12 de outubro, deixo o meu apelo aos jovens para que escolham bem, escolham alguém que já deu provas, alguém que se preocupa efetivamente e tem estado sempre ao nosso lado. Que escolham Henrique Sim-Sim e votem na AD!

Rita Rasga

Mandatária da Juventude

Se gostou, ajude a nossa candidatura a chegar a mais pessoas, partilhe este artigo.